Quando se pensa em times de futebol se pensa em jogos, compra e venda de jogadores, revelações, decepções, títulos, fracassos... Mas e quando um time de futebol não é apenas isso?
Faz um tempo já que estou flertando com um projeto gremista de valor inestimável, não ao clube, mas à sociedade em geral, e que tem feito maravilhas por nossos pequenos torcedores, cuja vida tem sido difícil e as vezes até injusta.
A ONG Desejo Azul, consegue ser uma extensão do nosso Imortal, pois realiza os sonhos dos pequenos e jovens gremistas.
Alexandre, um torcedor azul, recebeu na data de seu aniversário uma camiseta autografada pelos jogadores do Imortal, um pequeno gesto, algo ínfimo, mas o desejo de um rapaz que luta a todo momento contra uma doença que o condena, sem perder o brilho nos olhos assiste ao nosso imortal e torce, assim como nós, para que ele saia com a vitória.
Daniel, que nasceu com uma doença degenerativa, também é um dos exemplos das ações que esta ONG promove, e também recebeu sua camiseta autografada. Outro ato pequeno, porém, cheio de simbolismo e amor.
Mel, é uma garotinha que espera por uma cirurgia e está lutando contra um cancêr, teve um pedido atendido: ir ao Monumental. E lá estava ela, brincando de jogar durante um treino do Imortal. Mais um pequeno ato, mais uma gotícula, mais um pinguinho.
Maurício, também lutando contra uma neoplasia teve dois momentos maravilhosos com nosso tricolor: conheceu Dinho, o grande jogador vencedor da Libertadores, e viu um jogo no Olímpico, não bastasse isso, recebeu a estupenda noticia de que não é mais doente, está curado! Mais um pingo.
Gabriel, Ryan, Igor, Iury, Jessica, João Pedro... São tantos nomes que se fosse citá-los, caso a caso, ação por ação, eu me estenderia demais. Mas, existiu um caso, que emocionou a todos, e que deu aos torcedores, sócios e pessoas que acompanham a ação dessa ONG, motivos pra crer que essas gotinhas, esses pinguinhos, são tudo de melhor que cada um pode oferecer, dadas as circunstancias e situações.
O nome dele é Otávio. Garotinho novinho, pequeno, e lutando tão bravamente contra uma doença tão impiedosa. Tinha câncer. Venceu a doença uma vez. E essa infeliz mutação voltou a atormentá-lo. E lá foi o Otávio vencer novamente ela. Passou por transplante. Recebeu a sobrevida. Até que em dado momento, as parcas determinaram que não poderia se estender o fio de vida dele: já não poderia mais ser curado. O tratamento já não seria capaz de dar esperanças de vida a este garotinho. Desânimo, abatimento... Era um garotinho sem perspectiva, não podia brincar com os demais, jamais conheceria a rotina escolar, não veria a vida passar como nós, ele não chegaria a ver o Grêmio ser campeão, e nem poderia levar sua vida como os outros meninos. E então, recebe a visita de um guerreiro tricolor, Adílson, que promete levá-lo ao Monumental se ele se empenhasse em melhorar, já que mal comia, não caminhava, não queria nada além dos analgésicos que faziam a dor passar. E ele, guerreiro também, foi a luta. Comeu, caminhou, brincou, sorriu, e encantou.
Otávio conseguiu, iria ao Monumental. E o fez. Mais que isso, entrou nos braços de Victor, recebeu sua camiseta autografada, vibrou ao som dos gritos da torcida.
Otávio, esse garotinho de apenas 6 anos teve seu sonho realizado. Teve seu momento "gotinha" ou "pinguinho", e por alguns momentos nem lembrava-se que era um menino extremamente frágil.
Infelizmente, nossas gotinhas tricolores não são suficientes para curar, nem restituir saúde.
Otávio, o torcedor símbolo de garra e bravura, faleceu. Deixou pra trás a vida como a conhecemos. Está hoje em algum lugar melhor [quero mesmo crer nisso], e se existe um lugar para onde vão crianças como ele, cheias de amor e força, ele está lá, torcendo pelo nosso Grêmio, e sendo o que já havia sido em vida: UM IMORTAL!
Quem sabe algum colorado que busque instrução e venha bisbilhotar esse humilde blog entenda agora o que significa imortalidade para um gremista. Pois, mesmo deixando essa vida, Otávio permanecerá sempre vivo na lembrança de todos que o conheceram, e de todos os que se comoveram com a história deste garotinho de apenas 6 anos, mas com uma força hercúlea para vencer a doença que tanto o maltratou. Sim, ele venceu. Hoje ela não pode fazer mais mal a ele, não pôde em momento algum atingir aquilo que é realmente IMORTAL: sua alma.
Ele permanecerá sendo sempre um símbolo de garra, luta, bravura, firmeza, e imortalidade, assim como o time pra quem ele torceu.
Me vem a cabeça ainda, duas coisas: uma frase linda e verdadeira, e uma música que nossa torcida entoa.
Madre Tereza, exemplo vivo e eterno de entrega, humildade, generosidade e bondade, disse certa vez algo que me marcou a mente: "Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota."
É essa gota de que eu falo. O Grêmio faz essa ação tão pequena, tão ínfima, tão escondidinha, que passa desapercebida aos olhares até mesmo de sua torcida, mas que vale por um oceano na vida dessas crianças, e é isso que vale a pena, marcar não somente a história destes pequenos, como também marcar o coração. Obrigada Grêmio, por ultrapassar o Olímpico e ir pra dentro dos lares e das vidas dos teus torcedores. Obrigada por essa gotinha tão pequena, e ao mesmo tempo tão gigante, sem ela o mar seria menor!
E a outra coisa que me lembro agora, e vem a calhar aqui, é um canto que nossa torcida entoa sempre, e que entoou até mesmo quando estávamos amargando uma 2ª divisão: pingos de amor.
"Vai chover pingos de amor. Laiálaiálaiálaiálaiááááááá! Grêmio! Grêmio!"
É assim que nossos torcedores fanáticos cantam, e pensando bem, essa música tem tudo a ver com nosso time, não?
O que seria essa ação maravilhosa que nosso clube amado faz que não fazer chover pingos de amor na realidade triste dessas crianças?
Obrigada Grêmio por fazer chover em terrenos já surrados pela seca da vida. Obrigada por ser um clube que pensa em seus torcedores a ponto de realizar seus sonhos, por mais pequenos e singelos que eles pareçam. Obrigada Grêmio por ser Imortal!
Definitivamente, eu jamais poderia ter nascido encarnada preparando em datas comemorativas campanhas tão amplamente já realizadas. Eu sou Grêmio, que ano após ano se monta com novas facetas e trejeitos que surpreendem até o coração mais apaixonado, o Grêmio que não é só de natal ou agasalho, é de 365 dias por semana sem tirar folga!!!
O Grêmio esconde de todos o que mais renderia reconhecimento, mas atende ao pedido do sábio que disse: "O que tua mão esquerda faz, a direita não precisa saber!"
Pra cima, pra cima, vai pra cima tricolor... Nada pode ser maior!!!
Dia após dia esse Grêmio GIGANTE e INCOMPARÁVEL me surpreende mais.
Obrigada Grêmio! Muito Obrigada!
Logo abaixo, o vídeo de Otávio em sua visita ao Olímpico Monumental. Emocionante mesmo!
Ps: Pra conferir o projeto Desejo Azul, acesse AQUI
Ps²: Pra ajudar, cadastre-se no próprio site, e aguarde contato. Vale a pena ajudar aqueles que tanto necessitam de nós, e alimentam sonhos, mesmo nos momentos em que poderiam descrer.
Valeu torcida amada do verdadeiro clube do povo, o nosso pra sempre IMORTAL TRICOLOR!
Nenhum comentário:
Postar um comentário